Serras de Xisto da Cordilheira Central

Front Cover
Imprensa da Universidade de Coimbra / Coimbra University Press, Jun 19, 2018 - Science - 666 pages

A primeira parte do trabalho trata da análise geomorfológica e desenvolve-se por três capítulos, cada um deles versando, respectivamente, sobre o quadro morfoestrutural, as formas de relevo e os depósitos de cobertura.
A segunda parte, aparece mais voltada para o ambiente e denota preocupações mais geo-ecológicas, correspondendo aos capítulos quarto, dedicado à hidroclimatologia, principal causa da morfogénese e da evolução recente e atual das vertentes, e quinto, que versa sobre a intervenção antrópica e as alterações dos ecossistemas.
Esta segunda parte, centra-se no papel desempenhado pelo ser humano, enquanto principal responsável pela evolução das vertentes ao longo do último milénio, ressaltando-se a construção dos campos agrícolas, e nela se  apontam algumas consequências do êxodo rural para a economia de subsistência, alicerçada na complementaridade agro-silvo-pastoril que, até então, constituía a base de sobrevivência das comunidades serranas. Aborda, ainda, os incêndios florestais, salientando a sua contribuição para a aceleração da evolução atual das vertentes, mas cujas consequências não se confinam apenas aos aspectos geomorfológicos, pois interferem também do ponto de vista geo-ecológico, contribuindo para intensificar, ainda mais, a rápida mutação a que os espaços serranos estão a ser sujeitos.
 

 

Contents

Capítulo 2 Formas do relevo
129
CAPÍTULO 3 DEPÓSITOS DE COBERTURA
213
CAPÍTULO 4 HIDROCLIMATOLOGIA PRINCIPAL CAUSA DA MORFOGÉNESE E DA EVOLUÇÃO RECENTE E ATUAL DAS VERTENTES
323
CAPITULO 5 INTERVENÇÃO ANTRÓPICA E ALTERAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS
407
SÍNTESE E CONCLUSÃO
531
EPÍLOGO
549
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
553
APÊNDICES
601

Common terms and phrases

About the author (2018)

Luciano Lourenço é natural do Goulinho (Oliveira do Hospital) e doutorado em Geografia Física, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde é Professor Associado com Agregação, Diretor do Núcleo de Investigação Científica de Incêndios Florestais e da Série de Publicações sobre “Riscos e Catástrofes”, da Imprensa da Universidade de Coimbra.
No passado desempenhou diversas funções, designadamente de Vice-Presidente do Conselho Diretivo, Diretor do Departamento de Geografia, Coordenador do Grupo 1, Natureza e Dinâmicas Ambientais, do CEGOT e Coordenador Nacional do Projeto PROSEPE.
Foi, também, Diretor-Geral da APIF - Agência para a Prevenção de Incêndios Florestais e Presidente da Direção da ENB - Escola Nacional de Bombeiros.
Possui mais de três centenas de títulos publicados, sobre diversos temas da geografia, com destaque para os relacionados com incêndios florestais.
Coordenou meia dezena de projetos internacionais de investigação científica, assim como mais de duas dezenas de projetos nacionais, integrou várias Comissões Científicas e de Acompanhamento, é Consultor Científico de várias revistas científicas, nacionais e internacionais, bem como de diversos organismos oficiais, e Avaliador de Projetos, junto de organizações científicas internacionais.
Membro fundador e Presidente da Direção da RISCOS, Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, e Diretor da sua revista, a Territorium.

Bibliographic information