BiblioAlimentaria: Alimentação, Saúde e Sociabilidade à Mesa no acervo bibliográfico da Universidade de Coimbra

Front Cover
Imprensa da Universidade de Coimbra / Coimbra University Press, May 8, 2018 - Bibliography - 170 pages

A presente obra resulta de uma exposição documental BiblioAlimentaria. Tem por objetivo dar a conhecer parte do rico acervo documental e bibliográfico da Universidade de Coimbra, pertinente para os estudos sobre alimentação, nas suas vertentes de produção (agrícola e culinária), consumo (mesa e sociabilidade), comércio e indústria, administração, saúde e bem-estar. As obras constantes deste catálogo encontram-se agrupadas em cinco núcleos temáticos, destinados a evidenciar o discurso narrativo que a suporta: Memória Gastronómica; Contabilidade e Administração; Medicina e Farmacopeia; Sociabilidade e Etiqueta.

 

 

Contents

Prefácio
15
I Catálogo
19
II Descrição das obras do catálogo
37
III Estudos
141
O acervo documental do Arquivo da Universidade de Coimbra representado na BiblioAlimentaria
143
Mais de um século em prol da agricultura a Gazeta das Aldeias
148
A lei da mesa As praxes da etiqueta e as boas maneiras na sociedade de bom tom algumas fontes para o seu estudo século xixprincípios do século xx
154
A Universidade de Coimbra no cardápio da Cosinha Portugueza de 1902 uma história por contar
158
Copyright

Common terms and phrases

About the author (2018)

Carmen Soares é professora associada com agregação da Universidade de Coimbra (Faculdade de Letras). Tem desenvolvido a sua investigação, ensino e publicações nas areas das Culturas, Literaturas e Línguas Clássicas, da História da Grécia Antiga e da História da Alimentação. Na qualidade de tradutora do grego antigo para português, é coautora da tradução dos livros V e VIII de Heródoto e autora da tradução do Ciclope de Eurípides, do Político de Platão e de Sobre o afecto aos filhos de Plutarco. Tem ainda publicado fragmentos vários de textos gregos antigos de temática gastronómica. É coordenadora executiva do curso de mestrado em “Alimentação – Fontes, Cultura e Sociedade” e diretora do doutoramento em “Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades”. Desempenha ainda as funções de investigadora corresponsável do projecto DIAITA – Património Alimentar da Lusofonia (apoiado pela FCT, Capes e Fundação Calouste Gulbenkian). Membro do Conselho Cient]ifico do IEHCA (Intitut Européen d’Histoire et des Cultures de l’Alimentation, Tours-França). 

Bibliographic information