História Antiga: Relações Interdisciplinares. Fontes, Artes, Filosofia, Política, Religião e Receção

Front Cover
Imprensa da Universidade de Coimbra / Coimbra University Press, Oct 31, 2018 - Literary Collections - 422 pages

O estudo da História Antiga é um processo que envolve diversas áreas do saber, variados métodos, diversos tipos de fontes e que implica, por vezes, comparações com outras civilizações da antiguidade ou de outras épocas. Os textos historiográficos suscitam uma metódica crítica na qual entram os dados da arqueologia, mas também da literatura, e, dentro desta, do teatro, da retórica, dos diálogos e dos tratados específicos das várias disciplinas. Como reflexo de tal multidisciplinaridade, neste volume compila-se uma série de textos em que a História Antiga entra em diálogo com outras áreas temáticas, a saber: hermenêutica das fontes, literatura e artes, retórica política, filosofia, religião e receção da História Antiga na modernidade.

 

Contents

Relações Interdisciplinares Fontes Artes Filosofia Política Religião e Receção III RETÓRICA E POLÍTICA
215
Relações Interdisciplinares Fontes Artes Filosofia Política Religião e Receção IV FILOSOFIA E RELIGIÃO
251
Relações Interdisciplinares Fontes Artes Filosofia Política Religião e Receção V RECEÇÃO
359
Copyright

Common terms and phrases

About the author (2018)

Carmen Soares, professora associada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e membro integrado do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da mesma universidade. Os seus estudos e traduções desenvolvem-se na área científica de Estudos Clássicos, focando-se nos seguintes domínios específicos: historiografia (Heródoto), filosofia (Platão), tragédia (Eurípides), família (Plutarco), dieta e alimentação (Hipócrates e Literatura Gastronómica). Na qualidade de tradutora e comentadora de textos clássicos é co-autora dos livros V e VIII das Histórias e autora do Ciclope de Eurípides, do Político de Platão, Sobre o afeto aos Filhos de Plutarco e Iguarias do Mundo Grego de Arquéstrato. Coordenou diversos volumes coletivos e publicou várias dezenas de artigos e capítulos de livros.

José Luís Lopes Brandão, professor associado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, dedica-se ao estudo da língua, cultura e literatura latina (epigrama, romance latino, biografia, historiografia), bem como da história de Roma. Entre os autores que tem estudado salientam-se Marcial, Suetónio, a História Augusta e Plutarco, sobre os quais publicou diversos estudos e traduções. Trabalha na coordenação de volumes sobre a história de Roma. No que respeita ao teatro clássico, tem desenvolvido actividade relacionada com a tradução e produção dramática (actor, encenador e consultor) no grupo de teatro Thíasos e coordena o Festival de Teatro de Tema Clássico (FESTEA).
 

Pedro C. Carvalho, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Investigador no Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património. Doutorado em Arqueologia. Cocoordenou a intervenção arqueológica efetuada no quadro da obra de ampliação e requalificação do Museu Nacional de Machado de Castro (Coimbra) e coordenou uma equipa multidisciplinar que produziu o Estudo Histórico e Etnológico do Vale do Tua. Para além da coordenação de projetos de investigação, dirigiu escavações arqueológicas na área da arqueologia romana, em lugares como Idanha-a-Velha (Idanha-a-Nova) ou Castro de Avelãs (Bragança). Autor de livros e artigos científicos, tem também produzido textos de divulgação para Museus e Centros de Interpretação. Recentemente coordenou a produção de conteúdos para o Centro Interpretativo de Tresminas (Vila Pouca de Aguiar), no qual se inclui o documentário “O ouro de Tresminas”, distinguido no FICAB 2016 (entre 38 concorrentes de 11 países) com o prémio Arkeolan - melhor divulgação científica.

Bibliographic information