Narrativa e Media: Géneros, figuras e contextos

Front Cover
Imprensa da Universidade de Coimbra / Coimbra University Press, 2017 - Language Arts & Disciplines - 454 pages

Os quinze artigos aqui reunidos aparecem organizados por forma a dar resposta a um conjunto de objetivos específicos, que presidiram à construção da obra. Por um lado, houve a preocupação de integrar o estudo dos media numa mais ampla reflexão teórica sobre narrativa, com contributos de especialistas quer das Ciências da Comunicação, quer dos Estudos Narrativos e dos Estudos Literários. Entende-se que a compreensão do funcionamento das narrativas mediáticas, objeto complexo e multímodo, exige um olhar interdisciplinar, capaz de congregar metodologias, conceitos e perspetivas de áreas disciplinares diversificadas. Por outro lado, por uma questão meramente metodológica, decidiu-se definir quatro eixos de intervenção correspondentes a quatro grandes áreas de estudo. Assim, organizada em quatro partes, esta obra reúne contributos de investigadores e académicos de formações e áreas diversas, quer brasileiros, quer portugueses, que refletem e problematizam questões sobre a construção, a circulação e o funcionamento das narrativas no espaço mediático hodierno.

 

Contents

INTRODUÇÃO
7
FENOMENOLOGIA DA NARRATIVA
21
IMPRENSA E NARRATIVA
103
A PERSONAGEM MEDIÁTICA
203
A NARRATIVA NOS MEDIA DIGITAIS
315
NOTAS BIOBIBLIOGRÁFICAS DOSAS AUTORESAS
409
RESUMOS ABSTRACTS DOS ARTIGOS PALAVRASCHAVE KEY WORDS
417
Copyright

Common terms and phrases

About the author (2017)

Ana Teresa Peixinho nasceu em Coimbra em 1971. É doutorada pela Universidade de Coimbra em Ciências da Comunicação e é Professora Auxiliar da Faculdade de Letras da mesma Universidade. Investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) e do Centro de Literatura Portuguesa (CLP), tem-se dedicado aos estudos queirosianos, no âmbito dos quais integra o projeto de Edição Crítica da obra de Eça de Queirós. Também integra o grupo de trabalho do projeto Figuras da Ficção, coordenado por Carlos Reis, onde tem desenvolvido investigação sobre narrativas e personagem.


Bruno Araújo é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade da Universidade de Brasília. Mestre e licenciado em Comunicação e Jornalismo pela Universidade de Coimbra, onde defendeu a dissertação “Media, Justiça e Espaço Público: a cobertura jornalística do julgamento do mensalão em Veja e Época”. É investigador do Núcleo de Estudos em Mídia e Política e do Grupo de Pesquisa Cultura, Mídia e Política, ambos da Universidade de Brasília. É membro colaborador do Centro de Estudos Interdisciplinares

do Século XX da Universidade de Coimbra.

Bibliographic information